O momento de incerteza que vivemos atualmente devido à covid-19, levou o Governo a prolongar o prazo para a elaboração dos mapas de férias, sendo uma medida que se aplica ao sector privado e público. Os empregadores e trabalhadores têm agora até ao dia 15 de maio para fazer a marcação das férias de 2021.
Esta decisão consta do diploma que prorroga vários prazos e configura medidas excepcionais e temporárias devido à pandemia.
De acordo com o Código do Trabalho, o empregador tem de elaborar o mapa de férias com a indicação do início e do fim dos períodos de férias de cada trabalhador e afixá-lo nos locais de trabalho. Com o Decreto-Lei 22-A/2021, tanto a aprovação como a afixação do respetivo mapa de férias “pode ter lugar até 15 de Maio”.
Segundo a lei, os trabalhadores têm direito a 22 dias de férias anuais ( na função pública acresce um dia por cada dez anos de serviço e nos contratos coletivos podem prever mais). Se não houver acordo, é o empregador que deverá marcar as férias, seguindo várias regras e garantindo que não podem iniciar no dia de descanso semanal do trabalhador.
Nas pequenas, médias e grandes empresas, o empregador apenas pode marcar férias entre 1 de Maio e 31 de Outubro, excepto que os instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho ou o parecer dos representantes dos trabalhadores aceitem prazos diferentes.
Nas atividades ligadas ao turismo, caso não haja acordo, o empregador é obrigado a marcar um quarto do período a que os trabalhadores têm direito (gozado de forma consecutiva), ou com uma percentagem superior que resulte do instrumento de regulamentação colectiva de trabalho (entre 1 de Maio e 31 de Outubro).
Se na empresa trabalharem cônjuges ou pessoas que vivam em união de facto ou economia comum, a lei determina que têm direito a gozar férias em período idêntico, “salvo se houver prejuízo grave para a empresa”.
A lei dá a permissão que caso sobrem dias num ano, esses dias possam ser tirados até a 30 de Abril do ano seguinte.
Mapa de férias em menos de 5 minutos
No NexusGen Time, a gestão de assiduidade é feita de forma simples, intuitiva e rápida. Além de haver a possibilidade de os colaboradores marcarem as suas férias (carecendo de aprovação pela chefia superior), os Recursos Humanos ou administração podem aprovar as férias dos colaboradores por departamentos ou por grupos, para uma gestão mais eficaz.
Depois, na secção de relatórios pode tirar o nosso relatório de férias e afixar no local de trabalho. Este modelo está de acordo com as normas exigidas pela ACT.
Experimente gratuitamente o NexusGen Time ou agende uma demonstração grátis para conhecer melhor as nossas soluções. Fale com os nossos especialistas a qualquer momento através do Live Chat, telefone 211 450 655 ou através do time@nexusgen.eu.
Artigos Relacionados
NexusGen: Soluções Inovadoras para Gestão e Segurança da Força de Trabalho
Todas as empresas têm uma missão, que é sua razão de ser. Na NexusGen, a nossa missão é fornecer soluções inovadoras e abrangentes para gestão e segurança da força de trabalho. Mas porque isso é tão importante? Gerir uma força de trabalho é uma tarefa complexa que...
Registo de ponto com geolocalização através do Telemóvel
O Portal Web e a Aplicação NexusGen Time são é uma solução acessível que permite que as empresas deem uma solução simples e eficaz para que os seus colaboradores façam o registo de assiduidade em qualquer lugar do mundo, com recurso à geolocalização.
Siga-nos nas redes sociais
Newsletter NexusGen
Receba conteúdos e ofertas exclusivas.
Siga-nos nas redes sociais
Subscreva a nossa Newsletter
Urbanização Quinta Verde, Lote 39, Nafarros 2710-445 Sintra – Portugal
© Copyright 2018-2021 NexusGen by AMT Group. All Rights Reserved.