Tipos de serviços em nuvem 🌩

24/02/2021

Inês Gonçalves

A Tecnologia em Cloud ou na Nuvem, vem ganhando cada vez mais terreno nas empresas e é mais utilizada por empresas que estão no processo de digitalização e modernização dos seus serviços e organização. Hoje abordamos os 3 tipos de serviço em Nuvem.

1-Infraestrutura como Serviço (IaaS)

Infraestrutura como Serviço é a categoria mais flexível de serviços em nuvem. O objetivo é fornecer-lhe o máximo controlo sobre o hardware fornecido que executa a sua aplicação (servidores de infraestrutura de TI e máquinas virtuais (VMs), armazenamento e sistemas operacionais). Em vez de comprar hardware, com IaaS, aluga. É uma infraestrutura de computação instantânea, provisionada e gerida através da Internet.

IaaS é normalmente usada nos seguintes cenários:

Migrar cargas de trabalho: normalmente, as instalações de IaaS são geridas de maneira semelhante à infraestrutura local e fornecem um caminho de migração fácil para mover as aplicações existentes para a nuvem.

Teste e desenvolvimento: as equipas podem configurar e desmontar ambientes de teste e desenvolvimento rapidamente, trazendo novas aplicações para o mercado com maior rapidez.

Armazenamento, backup e recuperação: as organizações evitam o investimento de capital e a complexidade da gestão de armazenamento, que normalmente requer uma equipa qualificada para gerir dados e cumprir os requisitos legais e de conformidade. IaaS é útil para gerir a procura imprevisível e as necessidades de armazenamento em constante crescimento. IaaS também pode simplificar o planeamento e gestão de sistemas de backup e recuperação.

Alguns exemplos ​​de IaaS:

2-Plataforma como Serviço (PaaS)

PaaS fornece um ambiente para construir, testar e implantar aplicações de software. O objetivo do PaaS é ajudá-lo a criar uma aplicação rapidamente, sem gerir a infraestrutura subjacente. Por exemplo, ao implementar uma aplicação da web usando PaaS, não precisa de instalar um sistema operacional, servidor da web ou mesmo atualizações do sistema.

PaaS é um ambiente completo de desenvolvimento e implantação na nuvem, com recursos que permitem que as organizações entreguem tudo, desde aplicações simples na nuvem até aplicações corporativas sofisticadas habilitadas para a nuvem. Os recursos são adquiridos de um provedor de serviços em nuvem com base no pagamento conforme o uso e acedidos através de uma ligação segura à Internet.

PaaS é muito usado nos seguintes cenários:

Estrutura de desenvolvimento: PaaS fornece uma estrutura que os programadores podem construir para desenvolver ou personalizar aplicações na nuvem. Tal como a macro do Microsoft Excel, o PaaS permite que os programadores criem aplicações usando componentes de software integrados. Recursos da nuvem, como escalabilidade, disponibilidade estão incluídos, reduzindo a quantidade de codificação que os programadores devem fazer.

Análise ou inteligência de negócios: ferramentas fornecidas como um serviço com PaaS permitem que as organizações analisem e explorem os seus dados. Eles podem encontrar ideias e padrões e prever resultados para melhorar as decisões de negócios, como previsões, design de produtos e retornos de investimento.

Alguns exemplos ​​de PaaS:

3-Software como Serviço (SaaS)

SaaS é um software hospedado e gerido centralmente para o cliente final. Geralmente, é baseado numa arquitetura em que uma versão da aplicação é usada para todos os clientes e licenciada através de uma assinatura mensal ou anual. NexusGen Time, Office 365, Skype e Dynamics CRM Online são exemplos perfeitos de software SaaS.

Aqui estão mais algumas vantagens do SaaS:

Flexibilidade de pagamento: o SaaS é um modelo de assinatura pré-pago. Os clientes podem gerir melhor os seus orçamentos porque podem escolher o melhor licenciamento que se adapta às suas necessidades. Os modelos SaaS também oferecem a flexibilidade de rescindir o contrato a qualquer momento, eliminando os custos recorrentes.
Escalabilidade: os clientes podem sempre rever o seu modelo de licenciamento e aceder a mais ou menos serviços, dependendo das suas necessidades de negócios naquele momento.
Upgrades mais simples: com SaaS, os departamentos de TI não precisam se preocupar com upgrades dolorosos. O provedor cuida disso para eles. Os utilizadores têm sempre acesso à versão mais recente do serviço.
Acessibilidade: os clientes podem aceder ao SaaS em qualquer lugar e a qualquer momento, desde que tenham uma ligação à Internet e um navegador da web.
Personalização fácil: a maioria das aplicações SaaS pode ser facilmente personalizada para atender às necessidades de negócios de cada cliente. Essas personalizações não afetam a infraestrutura comum e são sempre preservadas quando uma é feita uma atualização.

Alguns exemplos de SaaS:

 

As soluções NexusGen recorrem à recente tecnologia Cloud em SaaS, apresentando-se com soluções inovadoras, bastante competitivas e funcionais. O nosso know-how aliado ao acompanhamento contínuo dos nossos clientes, fazem que a escolha das soluções NexusGen sejam as mais adequadas para a grande maioria das necessidades das organizações e empresas em qualquer sector de atividade.

Conheça de forma gratuita o Portal Web ou a Aplicação Móvel NexusGen Time e comece a gerir com mais eficácia a assiduidade da sua empresa.

Se quiser mais informações fale com os nossos especialistas a qualquer momento através do Live Chat, telefone 211 450 655 ou através do time@nexusgen.eu.

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

 

Newsletter NexusGen

Receba conteúdos e ofertas exclusivas.

Siga-nos nas redes sociais

Subscreva a nossa Newsletter

 

Urbanização Quinta Verde, Lote 39, Nafarros 2710-445 Sintra – Portugal

© Copyright 2018-2021 NexusGen by AMT Group. All Rights Reserved.