7 Dicas para se adaptar ao teletrabalho

27/05/2020

PARTILHAR:
O teletrabalho pode ser um desafio, tanto para os funcionários como para os gestores, que têm a necessidade de trabalhar a partir de casa pela primeira vez.
 
Alguns membros da equipa NexusGen trabalham exclusivamente em regime de “Home Office” ou Teletrabalho, por isso, decidimos partilhar algumas dicas para que você ou os seus colaboradores possam adaptar-se a esta nova rotina. 

Organize o seu local de trabalho

Em primeiro lugar, é necessário encontrar um espaço na sua casa que possa servir de escritório durante as próximas semanas. Nem todos têm o privilégio de ter um espaço separado para trabalhar, o que seria o ideal.
 
Se não tem um espaço separado, encontre um lugar que seja mais sossegado. Depois, experimente um ou dois lugares onde se concentra mais. Há pessoas que trabalham melhor em espaços com mais luz natural, outras com música de fundo. Experimente e veja o que se adapta melhor.
 
Se tem filhos, converse com eles e com a sua companheira ou companheiro para tentarem definir uma rotina e definir algumas regras. Por exemplo, explique que se estiver com os auscultadores nos ouvidos não pode mesmo ser interrompida(o).
 
É preciso explicar às crianças que apesar de estar em casa, haverá momentos do dia em que estará a trabalhar. Não se preocupe, elas irão entender e adaptar-se.

Tire o pijama

Apesar de não ter a necessidade de se preparar para sair para trabalhar, é importante tirar o pijama e vestir outra roupa, ainda que confortável, para começar o seu dia de trabalho.

Se continuar de pijama o dia todo, não terá a sensação que está a trabalhar, e depois de alguns dias, poderá baixar a sua autoestima. Mantenha os hábitos que tinha quando precisava de sair de casa: acorde à mesma hora, tome o pequeno-almoço e comece o seu trabalho.

 

Faça Pausas

No seu local de trabalho é normal fazer pausas, para um café ou para o almoço. Em casa pode manter essa rotina também.

Além de fazer o registo de entrada e saída, o Portal e a Aplicação NexusGen Time permitem-lhe registar o início e o fim de pausas, quer seja para um café, quer seja para o almoço.

Faça uma pequena pausa de 5 a 10 minutos durante a manhã e durante a tarde, sem esquecer a pausa para o almoço. O seu cérebro agradece a pausa e a sua produtividade não será reduzida, e sim aumentada. 

Organize o seu dia

Crie uma lista de tarefas e prepare o trabalho para o dia seguinte, desta forma será mais fácil começar o seu dia. Organize esta lista por prioridades:

  1. Urgente e importante;
  2. Importante, mas não urgente;
  3. Nem importante, nem urgente
  4. Urgente, mas não importante.

Faça imediatamente aquilo que é urgente e importante. Depois programe-se para fazer o que é importante, mas não urgente. Postergue o que não é importante nem urgente. E por fim, se necessário, delegue o que é urgente, mas não é importante. Sempre que completar uma das suas tarefas risque-a da lista. Segundo os especialistas, há um efeito psicológico positivo e de prazer em ver as coisas a serem feitas ao longo do dia.

Evite distrações

Como está fora do seu “ambiente normal” de trabalho é muito fácil ser distraído pelo telemóvel ou pelas notificações no computador. A solidão e ansiedade que podemos sentir ao estar em casa também pode levar-nos a recorrer mais ao telemóvel.
 
Deixe aquela mensagem no Facebook ou no WhatsApp para quando estiver nas suas pausas. Praticamente todos os telemóveis e computadores tem a opção de “não incomodar”. Use essa opção para quando estiver a trabalhar. Desta forma não será incomodado e o seu fluxo de trabalho e produtividade não será perturbado. 

Newsletter NexusGen

Receba conteúdos e ofertas exclusivas.

Fique atento às emoções

Momentos de incerteza aumentam o nosso ‘stress’ e ansiedade. Perante tantas notícias sobre esta pandemia, é preciso ter precaução com as notícias falsas.
 
Mantenha o otimismo, e vá ligando ou trocando mensagens com os seus colegas de trabalho, amigos e familiares. Depois do seu trabalho faça algo que goste, como ler um livro, ver um filme, uma série, (praticar) desporto, brincar com as crianças. Há mil e uma atividades para fazer, só temos de ter calma e adaptaremo-nos à realidade atual. 

Cuidado com as expetativas

Vale a pena mencionar que esta não é uma rotina normal para muitos dos funcionários e dos gestores. Além da situação de medo e ansiedade provocada pelo Covid-19 há também a adaptação do horário de trabalho à restante rotina do agregado familiar. É importante aceitarem que o que é possível fazer em casa agora, não é igual ao que seria no local de trabalho.
 
Será fundamental os gestores e os funcionários manterem a comunicação e ajustarem o trabalho. No Portal NexusGen Time, os gestores poderão ver o resumo diário de cada colaborador. Da mesma forma, cada funcionário pode ver diariamente as horas de registo de entrada e saída de horário e das pausas.
 

Experimente Grátis!

Experimente grátis durante 15 dias a solução NexusGen Time.

Grátis. Simples. Eficaz.

 

Siga-nos nas redes sociais

 

Newsletter NexusGen

Receba conteúdos e ofertas exclusivas.

PARTILHAR:

Experimente Grátis

Experimente a Cloud NexusGen Time grátis durante 15 dias. 

Junte-se à nossa Newsletter

Siga-nos nas redes sociais